8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso

Hoje nós estamos em um mundo completamente conectado, a internet mudou o jeito como os negócios são feitos. Um exemplo dessa afirmação é a Busted, talvez você nunca tem ouvido falar nesse e-commerce, mas trata-se de uma loja virtual de moda masculina, que tem sua sede em Natal e que vende e faz sucesso em todo Brasil. É uma pequena empresa de sucesso, quem  fatura alguns milhares de reais vendendo para todo o país de uma pequena cidade no nordeste. Os sócios da Busted, aplicaram as 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso, quando foram desenvolver o negócio deles e hoje são um estouro.

A minha pergunta é: Você gostaria de saber quais são essas 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso? Se sim, continue lendo esse post que eu vou passa-las para você.

Seja organizado, tenha controle total de seus ativos na WEB 

Entenda como ativos, tudo aquilo que está relacionado a sua empresa, desde seu registro de domínio até suas redes sociais. Lembre-se você depende deles estarem funcionando 100% para que você possa vender e ganhar dinheiro. Eles precisam estar em ordem.

Tenha o controle de tudo, das senhas, usuários de acesso, configurações, etc. Tudo deve estar otimizado para a sua marca, suas redes sociais, blogs, posts publicados promovendo sua empresa, tudo, simplesmente tudo, deve ter palavras-chave relevantes para o seus negócio e ter links apontando para a sua loja. Eles devem estar contidos em um plano de marketing que integre e execute de forma sincronizada e coordenada. Eles devem estar sempre atualizados, essa informação é altamente relevante.

Saiba 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso

Segurança é tudo

Este artigo com as 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso, não é um artigo técnico que vai ter ensinar as melhores técnicas de segurança online, mas precisamos destacar que segurança é tudo.

Os dados dos seus clientes são a coisa mais importante que você tem dentro da sua empresa. A lei diz que você tem a obrigação de manter sigilo e proteger todas as informações de seus clientes. Sempre faça backups se possível, tenha uma conexão segura com https, controle o acesso de funcionários aos dados dos cliente e por ai vai.

Atualize sempre que possível os seus sistemas, normalmente as atualizações que os fornecedores liberam, servem para cobrir alguma brecha de segurança.

Conheça sua concorrência a fundo

Um bom empresário conhece a fundo o seu concorrente. Você pode até prestar um bom serviço, vender um bom produto, mas se você não souber porque seus clientes preferem o concorrente A e não na sua loja, ser o melhor não é o principal.

Quando você for conhecer sua concorrência, você precisa saber quais mídias sociais ele está usando para divulgar os produtos dele. Você deve saber quais palavras-chave ele está usando para levar os clientes para o site dele. Você deve saber exatamente o perfil de foto que eles usam para atrair os seus clientes. Você precisa saber quais preços eles estão praticando. Você precisa saber se ele está fazendo anúncios, se está usando Adwords.

Definitivamente, você precisa estar no encalço deles, conhecer eles a fundo.

Como anda sua reputação?

O custo para trazer um visitante até seu site é bem alto, para transforma-lo em cliente é ainda maior. Sabendo disto, fico me perguntando, o que você está fazendo para dar uma experiência extremamente positiva par seu cliente?

Tenha um atendimento impecável, acompanhe o que estão falando da sua marca na internet, acompanhe o reclame aqui, provavelmente a maior ferramente de reclamação online do Brasil. Se possível, coloque o feedback de outros clientes na sua página.

Conheça seus clientes e trabalhe nichos de mercado

Como falado no post: abrir um e-commerce de camisetas, o guia definitivo, Conhecer seus clientes é tudo no mundo online. Veja bem, no mundo físico os clientes estarão passando na sua porta, eles é quem vão tomar a decisão de entrar ou não, decisão essa baseada bem provavelmente no que você irá apresentar na sua vitrine. Basicamente você gastará nada ou quase nada se aquele cliente parar na sua vitrine e passar direto.

No mundo online isso é diferente. O cliente que entrar no seu site, visualizar sua vitrine e não comprar, ou pelo menos não deixar um e-mail, fará você ter gasto uma baita grana.

Para minimizar esse efeito, conhecer o que seus clientes querem é de vital importância, usar a necessidade dele, para atraí-lo a sua loja, é um estratégia altamente eficaz. Pensando assim, os meninos da Busted encontraram uma oportunidade em um nicho ainda pouco explorado, eles optaram por vender camisetas gola canoa na internet, algo que dificilmente você encontraria a tempos atrás, mas que hoje já é bem comum.

A Busted descobriu um nicho e hoje explora com sucesso a venda de camisetas gola canoa na internet.

Descubra o nicho que você quer trabalhar e facilite a vida do seu negócio.

Plataforma de e-commerce é tudo

Invista em uma boa plataforma de e-commerce. Hoje em dia, existem milhares de plataformas dos mais variados tipos. Não vamos entrar em detalhes sobre isso agora, deixaremos para outro post mais adiante, mas lembres-se quais são os principais fatores na hora de escolher a sua:

  • suporte;
  • flexibilidade;
  • funcionalidades;
  • integrações;
  • meios de pagamentos;
  • SLA;
  • customização;
  • custo com implantação;
  • mensalidade;
  • comissão.

O que está acontecendo no mundo?

Se este tópico não estivesse entre as 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso, não tínhamos a necessidade de escrever esse post

O mundo está em constante movimento e evolução, e você está acompanhando isso? Todos os dias novas ferramentas, novas mídias, novas integrações são criadas. Você está agregando elas ao seu negócio, de que lado do muro você está? Você está ligado com as últimas tendências ou faz o perfil empresário arcaico, que fica atrás do balcão?

Marketing não faz parte das 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso, mas não significa que não seja primordial para o seu negócio

Lembre-se, seus concorrente pode estar evoluindo e tomando seus clientes e suas vendas.

Perseverança e persistência são importantes

Não acredite no que você ouviu nas palestras sobre o mercado online. Aquelas “cases” de sucesso, onde o empresário lança um produto e divulga online e fica rico da noite para o dia, nada mais são do que “cases”.

O dia a dia de um empresário online é desgastante, assim como de uma loja física. Atender os clientes online, preparar campanhas de marketing, preparar campanhas de e-mail marketing, fazer a gestão do financeiro, gerir as equipes de trabalho e por aí vai. Cansei só de pensar.

O trabalho é árduo meu amigo, então tenha persistência, persevere.

Teste, teste, teste

O mundo online é ele baseado em testes. Você irá encontrar pessoas que se dizem experts em ecommerce, agências de marketing dizem: “vamos colocar seu negócio no topo”. Não acredite neles, cada negócio tem suas peculiaridades, o que funciona para um, não necessariamente funcionará para você.

A palavra de ordem no mundo online é teste. Teste tudo, começando pela cor do botão comprar do seu site, as fotos dos seus anúncios e dos seus posts, o copy dos seus textos, os meios de pagamentos, os preços, as fotos dos seus produtos e por aí vai.

Concluindo

Todo negócio tem seus riscos, se você tiver tempo e capital suficiente para aprender e evoluir juntamente com seus negócio, você deverá minimizar esses riscos. Boa sorte na sua jornada.

Quer conhecer um negócio de sucesso que seguiu as 8 dicas matadoras para ter um e-commerce de sucesso, visite: https://www.vistabusted.com.br/pagina/quem-somos.html